terça-feira, 9 de novembro de 2010

Da Virtude: Amizade!!

Uma das melhores coisas da vida é ter amigos... Fazer amigos e conservá-los. A amizade pode fazer um bem incomparável a aquele que a tem.

Amigo é multiuso, multifunções. Ele ri com você, chora, brinca, escuta, fala, briga, orienta e está ali, pra tudo, pra qualquer coisa.

O começo da amizade é muito interessante. Pode começar com um cumprimento na faculdade, uma risada da mesma situação, um ônibus que se pega todos os dias, um curso, igreja, trabalho, escola, ponto de ônibus... Quando se percebe, já estão fazendo coisas juntos. Trocando idéias, falando dos planos que cada um tem pra si, planejando uma viagem, saindo com a turma...

Pra um amigo você pode falar o que pensa de verdade, ele vai te conhecer, saber como você é e ainda continuar gostando de você. Não é o máximo?! Sem contar a cumplicidade. Ah a cumplicidade!!! Dividir os problemas, tormentas, dúvidas, não precisa de detalhes, o seu amigo vai te entender. Às vezes pelo seu olhar ele vai saber o que se passa e não adianta tentar esconder, pois o amigo de verdade sabe quando você ta mentindo ou quando algo não está bem por mais que você tente dizer o contrário.

A amizade é uma das mais belas e inexplicáveis formas de amor, forma essa que vai além de qualquer explicação. Amor que se sente, simplesmente se sente. Um amor, onde o único vinculo que existe não é sanguíneo, não é carnal, não é passional, apenas sabemos que somos ligados á alguém. Ponto. Um amor recheado de afeto, ternura e generosidade, muito respeito, lealdade e cumplicidade. É AMIZADE!

Coisa boa, coisa muito boa...

Mas e quando um amigo tem que partir? Mudar de vida, ir embora, sair de perto de você, uma distância absurda que não dá pra imaginar? A sensação que se tem, é que ele foi pra outro planeta. Como que se faz? E agora?!?!?!??!?!?

Do dia pra noite você vai chegar e não vai encontrá-lo mais. Nem no ônibus, nem na faculdade, nem no trabalho, em lugar nenhum. E agora?

Recorrer aos meios de comunicação existentes? Telefone, Orkut, MSN, Facebook, Twitter?
Mas e o calor humano, a presença, a expressão facial, o abraço, o cheiro, o ficar perto sem dizer nada??

Não é justo. Pessoas que não poderão ficar próximas pra sempre, não deveriam se tornar amigas. O sofrimento com a separação é absurdo.

Imagine tudo isso somado a uma despedida não feita, um último abraço não dado, um desejo de boa sorte não dito, recomendações de cuidado ao atravessar a rua e ao falar com estranhos, como se a pessoa fosse uma criança indo pra escola sozinha pela primeira vez, não feitas, um último olhar não trocado!!! Imagine!

A dor será agravada, a ferida irá sangrar mais ainda.
Porém, se amizade for mesmo verdadeira de ambas as partes, ela prosseguirá. Passará por cima de tudo isso e continuará firme, mesmo com as léguas, milhas, quilômetros que separam essas duas almas que de alguma forma de completam.

A esperança do reencontro manterá tudo como sempre foi. A oportunidade de rever a pessoa que tanto faz bem ao coração será aguardada com muita expectativa.

Claro, fica o receio de como vai ser. Pode se passar muito tempo, mudam-se muitas coisas, externa e internamente, mas como já disse: se for amizade verdadeira, tudo vai ser como antes, ou, até melhor, afinal, a amizade é um amor que nunca morre!




“Quem inventou a distância, não conhecia a saudade” (Autor desconhecido)

Abç.

Cíntia Marmól

2 comentários:

  1. É preciso ter um amigo.Um amigo que chore pela gente e que ria também. Um amigo que seja sincero, sinceridade é tudo. Um amigo que respeite e se faça respeitado. Um amigo firme, que acredite em si mesmo antes de qualquer coisa. Um amigo que esteja às vezes certo e às vezes errado. Um amigo que goste, goste verdadeiramente. Um amigo que confie e desconfie.Um amigo que saiba a hora certa de ferir e entenda por que foi ferido. Um amigo que sinta nossa dor e que nos console. Um amigo que sinta a nossa felicidade e faça parte dela. Um amigo que compreenda e que seja compreendido. Um amigo que seja o que ele é, sem máscaras e sem capas. Não há necessidade de ser excelente, e sim de ser verdadeiro. Um amigo de idéias puras e às vezes maliciosas. Um amigo que nos deseje o bem sem olhar o que fazemos. Um amigo que goste simplesmente, sem nenhuma intenção. Este amigo todo o mundo procura, Mas somente algumas pessoas sabem que ele existe. Ele é um pedaço da gente. Com toda a certeza é VOCÊ Cintia, pois voce é um pedaço de mim ai em Prudente, um pedaço que me faz muita falta.

    "O único prêmio da Virtude é a própria Virtude, a única maneira de se ter um Amigo é sê-lo."

    Tenho em você não apenas uma amiga, cocê é muito mais que isso, você é a irmã que não tive...como pode não é mesmo... estavamos tão perto uma da outra sentadas quase lado a lado na faculdade, mas foi necessário que estivessemos ainda mais proximas qdo mudamos de horario, (por motivos parecidos - trabalho ) para que pudessemos ver o qto podiamos ser amigas....Desde a primeira vez que te vi na facul ja me identifiquei com vc, ja sabia que algo ia acontecer.....amiga, vc é mais que especial pra mim....e sinto muita saudade de você, não vejo a hora de dar outro " uta " gostoso desse ai da foto em você.... Te amodoro

    ResponderExcluir
  2. Cí....
    Nossa que chique tô num blog!!!kkkkk
    Queria apenas agradecer por você fazer parte da minha vida, e tenho certeza que a distância pode separar os corpos, mas nunca os corações!!!
    Te amo muitoooooooooooooooooo!!

    ResponderExcluir